Dicas de saúde: Índice Glicêmico (IG)

Boa tarde amor!
hoje trouxe minha amiga  Manuela Lourenco (face) pra dar uma dica muito importante pra todas nós do projeto 'verão' rsrs.
 

Oi gente, escolhi como  assunto o indice glicemico, as pessoas que ja me pediram dietas ou alguma informação sobre como melhorar o estilo de vida ou como emagrecer ,sabem que meu re
ferencial inicial é a escolha dos bons carboidratos para se iniciar uma dieta ou uma mudança de hábitos. (vale ressaltar que nao é o unico referencial q escolho pra escrever uma dieta) Como não gosto de ficar explicando a mesma coisa varias vezes, vou dizer aqui como saber escolher bons carboidratos, uma vez que o carboidrato nada mais é que açucar e uma vez ingerida em grande quantidade, é armazenada como gordura...

O indice glicemico é um indicador que mede a velocidade do açucar ao ser absorvida na corrente sanguinea.. e isso se torna completamente importante uma vez que está relacionada a liberação da insulina* e ao apetite. Existem dois tipos de carboidratos, os de lenta absorção e os de rapida absorção:

- carboidratos de lenta absorção são aqueles que demoram mais tempo para o açucar ser absorvido pela corrente sanguinea, e assim, demoram mais a liberar a insulina, esse tipo de carboidrato é o ideal pra quem deseja emagrecer, uma vez que dá ao organismo uma sensação de saciedade por mais tempo. exemplos de carboidratos de lenta absorçao é a aveia, os graos integrais, batata doce e inhame
- carboidratos de rapida absorçao é totalmente o oposto, a insulina é rapidamente liberada e a fome volta com maior rapidez. esse tipo de carboidrato só é indicado a comer após ao treino (pra quem faz musculação) no intuito de enviar energia rapidamente para que nosso corpo nao use as proteinas ou a massa muscular como energia. exemplos desses carboidratos sao a batata inglesa, graos brancos, refinados, macarrao,arroz,doces etc... Só que , nao basta somente comer um carboidrato de rapida, tem que saber escolher: doces e açucar refinado sao de rapida, mas nao devem serem inclusos em uma dieta. fazem mal e propiciam a obesidade e problemas de saude graves como diabetes, pressao alta, e problemas cardiacos, mas nao vou falar dos males do açucar aqui, é um assunto pra uma postagem especial.

*insulina-é um hormonio altamente ligada a obesidade e a diabetes. merece uma postagem em especial tambem.. em breve colocarei aqui sobre.

Bom gente, então é isso, antes de escolher um carboidrato vale a pena conferir quais sao bons para se ingerir. e mesmo que nossos habitos estejam direcionados a consumir carboidratos-lixos, devemos começar desde já a escolher os mais saudaveis para melhorar nosso condicionamento fisico e saude: os de lenta absorção.
  

Manuela Lourenco - curta a pagina e fique por dentro de tudo pra ficar em forma:

E ai gatas gostaram da dica da Manu?
Eu amei e fiquei muito feliz com a participação dela aqui no blog.
Um grande beijo
Rosy Campos'

Um comentário: